FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Engenho da Notícia é tema de trabalho do Foca no Jornal




A assessoria de imprensa Engenho da Notícia, de Piracicaba, é tema de pesquisa e seminário sobre a “Segmentação e especialização no Jornalismo”. No mercado há quase cinco anos, a assessoria foi escolhida pela equipe do Foca no Jornal como fonte de pesquisa para a realização do trabalho final da disciplina de Introdução ao Jornalismo I.

Com o objetivo de abordar o desenvolvimento dos diversos meios de comunicação no jornalismo, integrantes do “Foca” conheceram as dependências da empresa e tiveram um bate-papo descontraído com Marcelo Basso, jornalista e sócio-proprietário do Engenho da Notícia, sobre o papel da assessoria de imprensa.



“Assessor é um servidor e não um jornalista. O assessor é um vendedor de noticia e esse é um pouco do mundo da assessoria de imprensa. Somos mais fonte do que contato. Para transformar assuntos dos clientes em noticia é só ‘assoprar’ no ouvido de pessoas certas, não precisa nem disparar release. A experiência de mercado possibilita isso”, relatou Basso durante a entrevista.




Formado pela Unimep em 1996, Marcelo Basso contou que é contra a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. “Jornalista é vocação e não precisa de diploma. Ou você é ou você não é. Se você é jornalista podem te mandar fazer qualquer matéria, seja de esporte ou cultura, que você faz”. Uma das únicas empresas de assessoria de imprensa da região, o Engenho da Noticia presta serviço a 12 clientes, dentre eles o Shopping Piracicaba, a rede de farmácias Drogal e a marca de café Morro Grande. Atualmente, possui uma equipe composta por quatro jornalistas, sendo Marcelo, sua sócia Luciane Anhão e mais duas profissionais.


Texto: Michele Trevisan
Publicação: Michele Trevisan
Fotos: Yohann dos Santos Ribeiro

0 comentários: