FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Decisão do STF não interfere na procura por curso de Jornalismo da Unimep

Ricardo Gonçalves - 3º semestre Comunicação Social - Jornalismo

Foram oito votos contra um, o suficiente para que os ministros do Supremo Tribunal Federal decidissem que para exercer a profissão de jornalista, não seria mais obrigatório o diploma da graduação. O Decreto-Lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar. Com base na decisão do STF, 2010 registrou uma considerável queda na procura do curso em algumas universidades estaduais, o número de candidatos caiu no curso de jornalismo da USP, UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), segundo o portal R7.
Mas será que isso acontece na Unimep? A estudante Daniane Gambaroto, aluna do 7º semestre do curso de Jornalismo, diz que quando ficou sabendo da decisão ficou abalada, e que dava a impressão de que queriam menosprezar a profissão de jornalista, contudo afirma que não se sente prejudicada, já que a maioria das empresas, vão sim continuar contratando profissionais formados em Jornalismo.

Já para o estudante Renan Bosquilia, recém formado em Rádio e TV, que agora cursa Jornalismo, diz ser contra a decisão e que ter diploma é necessário para exercer a profissão. Contudo para quem está começando, Jéssica Poliani aluna de 1º semestre, diz ter ingressado na faculdade por vocação e por opção feita anos antes, e que independente da decisão em abolir a obrigatoriedade, não iria mudar sua escolha. Para a também caloura Fabiana Barrios, que desistiu do curso de Geografia para estudar Comunicação Social em Piracicaba, diz que a decisão em mudar de curso remete-se à procura por satisfação pessoal.

Alunos que já cursavam jornalismo na Unimep, com o resultado do STF, “entenderam que a decisão não iria afetar a sua vida”, diz Botão. A faculdade registrou perda de apenas dois a três alunos e segundo o coordenador, a procura pelo curso no ano passado teve uma diferença de 20% a menos do que normalmente – Haja vista que o ano em que a questão do diploma ser ou não obrigatório, ficou muito tempo na mídia.

Segundo o site de noticias da UOL, Gilmar Mendes, relator que votou contra a decisão de obrigatoriedade do diploma, diz não significar automaticamente o fechamento dos cursos. O relator afirmou também que “a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão.” Nesse ano a faculdade de Piracicaba, comemora 30 anos de existência do curso no campus Taquaral.

Confira abaixo entrevista com os alunos, e coordenador do curso de Jornalismo da Unimep:

Rosemary Bars Mendez - Professora do curso de Jornalismo

Paulo Roberto Botão - Coordenador do curso de Jornalismo da Unimep

Daniane Gambaroto - 7º semestre Jornalismo

Renan Bosquilia - 5º semestre Jornalismo

Jessica Poliani - 1º semestre Jornalismo

Fabiana Barrios - 1º semestre Jornalismo

0 comentários: