FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Decisão do STF não interfere na procura por curso de Jornalismo da Unimep

Ricardo Gonçalves - 3º semestre Comunicação Social - Jornalismo

Foram oito votos contra um, o suficiente para que os ministros do Supremo Tribunal Federal decidissem que para exercer a profissão de jornalista, não seria mais obrigatório o diploma da graduação. O Decreto-Lei 972/69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar. Com base na decisão do STF, 2010 registrou uma considerável queda na procura do curso em algumas universidades estaduais, o número de candidatos caiu no curso de jornalismo da USP, UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), segundo o portal R7.
Mas será que isso acontece na Unimep? A estudante Daniane Gambaroto, aluna do 7º semestre do curso de Jornalismo, diz que quando ficou sabendo da decisão ficou abalada, e que dava a impressão de que queriam menosprezar a profissão de jornalista, contudo afirma que não se sente prejudicada, já que a maioria das empresas, vão sim continuar contratando profissionais formados em Jornalismo.

Já para o estudante Renan Bosquilia, recém formado em Rádio e TV, que agora cursa Jornalismo, diz ser contra a decisão e que ter diploma é necessário para exercer a profissão. Contudo para quem está começando, Jéssica Poliani aluna de 1º semestre, diz ter ingressado na faculdade por vocação e por opção feita anos antes, e que independente da decisão em abolir a obrigatoriedade, não iria mudar sua escolha. Para a também caloura Fabiana Barrios, que desistiu do curso de Geografia para estudar Comunicação Social em Piracicaba, diz que a decisão em mudar de curso remete-se à procura por satisfação pessoal.

Alunos que já cursavam jornalismo na Unimep, com o resultado do STF, “entenderam que a decisão não iria afetar a sua vida”, diz Botão. A faculdade registrou perda de apenas dois a três alunos e segundo o coordenador, a procura pelo curso no ano passado teve uma diferença de 20% a menos do que normalmente – Haja vista que o ano em que a questão do diploma ser ou não obrigatório, ficou muito tempo na mídia.

Segundo o site de noticias da UOL, Gilmar Mendes, relator que votou contra a decisão de obrigatoriedade do diploma, diz não significar automaticamente o fechamento dos cursos. O relator afirmou também que “a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão.” Nesse ano a faculdade de Piracicaba, comemora 30 anos de existência do curso no campus Taquaral.

Confira abaixo entrevista com os alunos, e coordenador do curso de Jornalismo da Unimep:

Rosemary Bars Mendez - Professora do curso de Jornalismo

Paulo Roberto Botão - Coordenador do curso de Jornalismo da Unimep

Daniane Gambaroto - 7º semestre Jornalismo

Renan Bosquilia - 5º semestre Jornalismo

Jessica Poliani - 1º semestre Jornalismo

Fabiana Barrios - 1º semestre Jornalismo

Jornalista defensor da liberdade de imprensa sofre atentado em Limeira-SP

O jornalista João Leonardi, 52, sofreu atentado por volta das 2h da madrugada de ontem (18) em sua residência na Rua Irmã Maria Ângela no Jardim Esteves em Limeira. Leonardi e sua esposa tinham acabado de se deitar quando ouviram os estrondos. Segundo ele os disparos que perfuraram o portão, a garagem e a parede da sala de estar, foram todos na altura de sua cabeça.

O vigia noturno relatou a Polícia que apenas avistou um carro de cor escura saindo do local e seguindo para o Estádio Municipal “Comendador Agostinho Prada”.
Ele não soube apresentar o motivo da represália, contudo acredita que o fato de manter um site de linha investigativa, tenha sido requisito suficiente para sofrer o atentado. Em seu blog Leonardi recebe comentários do tipo, “Caro amigo João você está incomodando muita gente. Principalmente o Prefeito com suas matérias. Ore sempre ao sair de casa”, este foi postado por HP em 19 de maio.
Infelizmente, não há como dizer qual denúncia poderia ter resultado nesse atentado, porque são inúmeras, mas alguém deve ter se sentido prejudicado”, afirmou. Para ele, a situação é preocupante, principalmente pela família, mas Leonardi ressalta que continuará com sua rotina tomando apenas cuidados que sempre teve.
O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial de Limeira e será passado ao setor investigativo da polícia em busca da autoria do crime.
O blog de Leonardi pode ser acessado através do link: http://www.jornalistas.blog.br/

Foto: Mauricio R. Martin
Texto: Natália Paula Mendes
Publicação: Yohann dos Santos Ribeiro

Alunos da Facom viajam a Vitória


Os alunos da Facom (Faculdade de Comunicação da Unimep), viajaram a cidade de Vitória-ES, no intuito de participar do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste-Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizada entre os dias 13 e 15 de maio.

Foto: Leticia Costa

Syndi S. Siqueira e Tiago Leifert.

A partida dos alunos foi na quarta-feira, 12, na própria universidade, iniciando assim uma viagem de 17 horas. “A viagem é cansativa, mas valerá a pena”, disse Felipe Munback, aluno de Design Gráfico. Mesmo exaustos da viagem, alguns alunos ainda tiveram pique para assistir um mini curso sobre “Jornalismo televisivo: como fazer?”, com Tiago Leifert, apresentador do Globo Esporte/TV Globo-SP.
Alem dos mini cursos e palestras 15 alunos da Facom apresentaram 7 trabalhos no Expocom, tendo dois deles selecionados para o Expocom Nacional classificando a Unimep como a primeira do interior de São Paulo.

Foto: Syndi S. Siqueira

Mas não foi apenas para participar do congresso que os estudantes foram a Vitória, a curiosidade por outras culturas, costumes e praias os motivaram a conhecer melhor a cidade e suas atrações. No roteiro conheceram a praia de Vila Velha, a rua da Lama, o Triangulo das Bermudas, e a badalada danceteria da cidade “CASA”, “A cidade é muito bonita e o povo é bem feio, mas o som é legal” disse Karla Morato, estudante do 5º semestre de Jornalismo.
Para finalizar os estudantes encararam uma viagem de volta de 16 horas, planejando a próxima viagem ao Intercom Nacional que será realizado entre 6 e 9 de setembro na cidade de Caxias do Sul-RS.


Texto: Yohann dos Santos Ribeiro
Publicação: Yohann dos Santos Ribeiro

Alunos do 1º semestre de Jornalismo conhecem Jornal de Piracicaba


No dia 28 de Abril, os alunos do 1º Semestre do curso de Jornalismo da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e o professor de Introdução ao Jornalismo, Paulo Roberto Botão, visitaram o Jornal de Piracicaba, onde foram recebidos pela editora chefe Marisa Massiarelli Seto, e pelo coordenador gráfico Carlos de Castro.

Na oportunidade, Marisa expôs pontos importantes para o jornalista que deseja trabalhar com jornalismo impresso, como também, quais são as principais funções dos redatores, produtores e editores. “É uma luta constante dos ‘bastidores’ dentro do jornalismo, pois quem vem trabalhar aqui ( no JP), vem sabendo que vai trabalhar duro”, disse a editora.

Sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista, Marisa destacou que é fundamental a graduação, já que, segundo ela, jornalismo é trabalho sério, isento e as coberturas são de responsabilidade do profissional. “O jornalista tem que ser muito responsável (...). Ele pode ser processado dependo do que produz”, explicou.

Carlos Castro contou sobre a reformulação gráfica do jornal. “A partir do momento em que surge uma evolução gráfica, a reforma é grande (...). A parte visual tem que aproveitar os novos recursos tecnológicos”, disse completando que as mudanças gráficas não podem descaracterizar o jornal, por isso toda alteração é baseada em pesquisas.

Os alunos também obtiveram informações sobre a regionalização do JP, que há sete meses abriu uma sucursal em São Pedro. “Agora temos um jornal que só circula em São Pedro. Essa regionalização é importante para contextualizar as notícias”, explicou Marisa. Os alunos puderam interagir e tirar dúvidas sobre a rotina do jornal e dos profissionais e, em seguida, fizeram um “tour” pela sede, conhecendo desde a redação e edição até as máquinas de impressão.

O Jornal de Piracicaba tem 110 anos de história e circula em Piracicaba e em mais 14 cidades da região. O caderno possui uma tiragem média de 17 mil exemplares durante a semana, chegando a 22 mil aos domingos. Além disso, todos os dias conta com um caderno de suplementos diferente.

Foto: Poliani Coracini
Texto: Monique Oliveira
Publicação: Ricardo Gonçalves