FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Alunos do 1º semestre de Jornalismo conhecem Jornal de Piracicaba


No dia 28 de Abril, os alunos do 1º Semestre do curso de Jornalismo da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e o professor de Introdução ao Jornalismo, Paulo Roberto Botão, visitaram o Jornal de Piracicaba, onde foram recebidos pela editora chefe Marisa Massiarelli Seto, e pelo coordenador gráfico Carlos de Castro.

Na oportunidade, Marisa expôs pontos importantes para o jornalista que deseja trabalhar com jornalismo impresso, como também, quais são as principais funções dos redatores, produtores e editores. “É uma luta constante dos ‘bastidores’ dentro do jornalismo, pois quem vem trabalhar aqui ( no JP), vem sabendo que vai trabalhar duro”, disse a editora.

Sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista, Marisa destacou que é fundamental a graduação, já que, segundo ela, jornalismo é trabalho sério, isento e as coberturas são de responsabilidade do profissional. “O jornalista tem que ser muito responsável (...). Ele pode ser processado dependo do que produz”, explicou.

Carlos Castro contou sobre a reformulação gráfica do jornal. “A partir do momento em que surge uma evolução gráfica, a reforma é grande (...). A parte visual tem que aproveitar os novos recursos tecnológicos”, disse completando que as mudanças gráficas não podem descaracterizar o jornal, por isso toda alteração é baseada em pesquisas.

Os alunos também obtiveram informações sobre a regionalização do JP, que há sete meses abriu uma sucursal em São Pedro. “Agora temos um jornal que só circula em São Pedro. Essa regionalização é importante para contextualizar as notícias”, explicou Marisa. Os alunos puderam interagir e tirar dúvidas sobre a rotina do jornal e dos profissionais e, em seguida, fizeram um “tour” pela sede, conhecendo desde a redação e edição até as máquinas de impressão.

O Jornal de Piracicaba tem 110 anos de história e circula em Piracicaba e em mais 14 cidades da região. O caderno possui uma tiragem média de 17 mil exemplares durante a semana, chegando a 22 mil aos domingos. Além disso, todos os dias conta com um caderno de suplementos diferente.

Foto: Poliani Coracini
Texto: Monique Oliveira
Publicação: Ricardo Gonçalves

0 comentários: