Há 9 anos UNIMEP não participa da maior disputa acadêmica no âmbito automobilístico
Os alunos da Faculdade de Engenharia da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) tem muito a comemorar neste ano: voltam a participar em 2011 do Projeto Mini Baja, o qual consiste na criação de um projeto de um veículo motorizado, desde sua concepção em desenho, passando pela montagem, testes, até finalmente ir para as competições, que são realizadas anualmente, entre fevereiro e março, em Piracicaba, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).
O evento acadêmico conta com a participação de 70 instituições do ensino superior de todo o país, sendo que as duas equipes que mais somam pontos tem vaga garantida na competição mundial, que ocorre todos os anos nos Estados Unidos e conta com 120 participantes do mundo todo. Competição esta que o Brasil tem conseguido excelentes participações, estando muitas vezes entre os cinco primeiros colocados.
Segundo estima o professor de engenharia Edgar Brito, especialista em instrumentação, controle e eletrônica, entre os dias 12 a 16 deste mês, a equipe composta por 20 alunos deve estar formada. Fazem parte do projeto os cursos das engenharias: de controle e automação, industrial, de produção e mecânica. Para seleção da equipe houve um formulário de inscrição, no qual não existiu qualquer tipo de critério de seleção baseado em classificação acadêmica, mas estritamente de acordo com o interesse individual em se empenhar em prol do grupo.
Quando se fala em segurança do carro, Lucas Bonimasso Martins da Silva, 28, que cursa o 10º semestre Eng. Mecânica, diz que o mini baja passa por uma rigorosa vistoria antes de ser liberado para as provas. “No regulamento da competição há em torno de 60 páginas contendo requisitos de segurança, sem os quais não se passa para as próximas etapas da vistoria. Todas essas normas deixam o carro bem seguro”.
Como a UNIMEP não disputa o projeto Mini Baja desde 2001, Bonimasso, estreando como projetista do carro, tem uma expectativa modesta em relação aos resultados de sua equipe na disputa. “Se ficarmos pelo menos entre os 35 primeiros já estará de bom tamanho, pois vamos enfrentar faculdades do país inteiro e muitas delas têm mais experiência que a gente”.
Texto: Renan Bosquilia
Publicação: Renan Bosquilia
Unimep se prepara para disputar o projeto "Mini Baja"
Postado por Foca no Jornal às 17:36
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário