Em pleno Dia do Jornalista, 07 de abril de 2010, Marcelo Batuíra, diretor do Jornal de Piracicaba esteve na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) para falar sobre as diversas funções de um veículo de comunicação.
De acordo com Batuíra, em uma redação é comum acidentes, justamente por ser um trabalho feito por pessoas que erram e um erro comum das redações é a má administração do ego. Segundo ele, o colaborador acha que é o melhor para realizar uma tarefa, e ninguém o substituirá perfeitamente.
Quando a questão mudou para coluna social, disse que a aparição é o principal objetivo, apenas pela questão de status social, sendo disputado pela maioria dos profissionais.
Para se escrever em um jornal, ele também explicou que a primeira pergunta a se fazer é: para quem você está escrevendo? "Devemos achar o público (cliente / leitores), portanto a pesquisa de mercado é sempre bem vinda", disse. Batuíra também valorizou o anunciante, que com sua publicidade se torna a maior fonte de faturamento.
Batuíra também é a favor da não obrigatoriedade do diploma, o que para muitos não deixa de ser um arriscado e corajoso discurso para um diretor de jornal, uma vez que o assunto está em constante discussão pelos jornalistas e a sociedade em geral. Em sua opinião, a prática e a realidade são muito diferentes, então o diploma não vai fazer diferença, porque o que vale é a competência do profissional.
Dr. Marcelo Batuíra em palestra sobre o Jornal de Piracicaba.
Foto: Suzana Carrascosa Storolli
Texto: Suzana Carrascosa Storolli
Publicação: Suzana Carrascosa Storolli
Palestra sobre Jornal de Piracicaba
Postado por Foca no Jornal às 18:08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário