A partir de pesquisas e aulas teóricas do professor Paulo Roberto Botão, dentro da disciplina de Introdução ao Jornalismo I, os “jornalistas em foco” expõem suas reflexões sobre o capítulo Conceitos e histórias do livro “TEORIA DO JORNALISMO”, de Felipe Pena, acerca dos seguintes temas:
- Função e importância do Jornalismo na atualidade:
Jornalismo tem a função de transmitir de maneira isenta as informações de um determinado fato. O jornalista informa a sociedade através de vários veículos de comunicação, como jornal, revista, televisão, internet entre outras mídias, e tem como função “apurar” os fatos para transformá-lo em notícia. O Jornalismo será sempre importante, porque as pessoas necessitam, para sua própria formação, de notícia o tempo todo. Quanto mais desenvolvida é a sociedade, maior é a curiosidade e a necessidade do ser humano de saber o novo.
- Principais etapas do desenvolvimento histórico do Jornalismo:
Em meio à periodização do Jornalismo, temos a imprensa de opinião com textos e tiragens reduzidas e a produção artesanal, que se caracterizam como a pré-história no período de 1631 a 1789. O 1º Jornalismo, usado até hoje, baseia-se no texto crítico e noticioso aliado ao conteúdo literário ocorridos entre 1789 / 1830. Já o 2º Jornalismo, onde se encontrava a tecnologia, é influência do marketing e da publicidade, imprensa de massa e a profissionalização dos jornalistas entre o período de 1830 e 1900; o 3º Jornalismo que se deu em 1900 e 1960 com grande influência dos relações públicas e grandes tiragens com a imprensa monopolista; e o 4º Jornalismo caracterizado pela velocidade da informação eletrônica, interativa e digital, a crise da imprensa escrita e variadas mudanças na ordem e funções dos jornalistas a partir de 1960 até hoje em dia.
- Tendências do Jornalismo diante das novas tecnologias:
As tecnologias e mídias sociais estão em constante crescimento, até mesmo para satisfazer a demanda de mercado que precisa de novidades. O que podemos dizer, sobre as tendências do Jornalismo diante das novas tecnologias, é que atualmente descobrimos pessoas com grande capacidade para a profissão em blogs e twitters, que acabam sendo formadores de opinião e contribuem para o desenvolvimento da comunicação. Com o avanço dessas tecnologias, cada vez mais vamos ver a convergência de mídias e a adaptação dos veículos tradicionais, como jornais e rádio, à instantaneidade da internet.
Texto: Suzana Carrascosa Storolli e Michele Trevisan
Publicação: Suzana Carrascosa Storolli
Jornalismo e suas tendências
Postado por Foca no Jornal às 07:59
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário