FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Você sabe o que é Podcast?


A onda do podcast chegou ao Brasil não tem muito tempo. Mas afinal, o que é podcast? Em 2004, Danilo Medeiros criou seu primeiro podcast brasileiro, isto é, publicação na internet que podem ser gravações de áudio, vídeo, foto, PPS, entre outros, além da possibilidade de serem baixadas ou até mesmo ouvidas, assistidas ou vista via streaming (reprodução via web).


No sentido semântico da palavra, Podcast foi criado inicialmente para o ‘Ipod’, que se refere ao player portátil de uma marca famosa de aparelhos digitais, a Apple. Em junção com a palavra ‘Broadcasting’, cujo significado é transmissão de rádio ou televisão. O podcaster, ou autor das gravações, utiliza de Feeds RSS para atualização automática de seus arquivos de mídia na internet, e isto permite aos utilizadores acompanhar automaticamente ou até mesmo fazer downloads de novos conteúdos nos seus aparelhos, sejam eles, mp3, Ipod ou outros aparelhos que reproduzam os arquivos.


Sem se referir ao formato de Transmissão RSS, inicialmente o termo podcast, é creditado ao jornal britânico ‘The Guardian’, que usou o mesmo termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry. O conceito de podcast é atribuído ao ex-VJ da MTV, que criou o primeiro agregador de podcasts usando Applescripts, uma linguagem de computador que age sobre a interface do sistema operacional da Apple. Nos dias de hoje qualquer pessoa pode ter um podcast e disponibilizar na internet para download. Sites de noticias, ou de emissoras de rádio e TV, já fazem isso, colocando comentários, opiniões e programas que ao longo de suas atualizações, além disso grandes empresas do Brasil e do mundo também estão utilizando dessa nova forma de publicação de mídia digital para informar sua programação e notícias.


Um ponto importante a ressaltar é que não é preciso ter nenhum aparelho nem programa específico para ouvi-lo. O internauta também pode escutar diretamente de qualquer computador ou dispositivo que reproduz os arquivos. Em cada podcast é possível oferecer seleções de músicas, além de obter informações e comentários sobre diversos assuntos. Eles também libertam os ouvintes da grade fixa de programação (coisa que tende a crescer com o aumento da globalização, portanto podem ser ouvidos a qualquer hora, e em qualquer lugar, se transformados em arquivos de mp3.)


Sendo assim, os amantes de tecnologia que quiserem recebê-los automaticamente, devem instalar um agregador de informação no seu computador, e cadastrar os programas que podem ser o iTunes da Apple, Primetime Podcast Receiver e iPodder, entre outros.

Texto: Ricardo Gonçalves e Suzana Storolli
Publicação: Ricardo Gonçalves

0 comentários: