FRASE FOCADA DA SEMANA
“Notícias em tempo real deve ficar para veículos instantâneos - rádio, televisão e internet. Jornal deve ocupar-se com o desconhecido. E enxergar o amanhã”.
Ricardo Noblat - jornalista, no livro "A arte de fazer um jornal diário"


Le Parkour ganha espaço entre os jovens da região

Modalidade condiciona fisicamente, promove um auto-conhecimento e confiança em quem a pratica

O le parkour ou somente parkour, como também é conhecido, é uma modalidade esportiva que consiste em deslocar-se o mais rápido possível e de maneira mais eficiente de um ponto A à um ponto B. Tal deslocamento se dá, basicamente, por ambientes urbanos e, os “traceurs”, como são chamados os praticantes, executam várias movimentos que exploram o limite do corpo humano, com influências variadas, que permeiam as artes marciais, a ginástica olímpica, e até a brasileiríssima capoeira.
Em Piracicaba, o parkour é praticado desde 2007 pelos precursores na cidade, Pablo Ferraz e Gustavo Rodrigues, o Guh. “Nos conhecemos pela internet e marcamos de se encontrar no SESC. Lá, conversamos um pouco e combinamos de treinar nas ruas”, diz Pablo. O analista de sistemas, de 21 anos, acrescenta que “além dos benefícios de melhora no nosso físico e mental, no parkour a gente faz amigos e está em contato com a natureza”.
Alexandre Alves Satiro, o popular “Chandú”, 29 anos, administrador é praticante da modalidade há tês anos. O integrante do grupo de parkour de Santa Bárbara d’Oeste, também frequenta treinos com os grupos das cidades da região. “Treino com o grupo da minha cidade, mas quase sempre também pratico o parkour com os grupos de Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Americana. A gente acaba fazendo vários amigos e conhecendo outras lugares”, diz Satiro.
Apesar de não se ter campeonatos e federações da modalidade no país, a ABPK (Assoc. Brasileira de Parkour) em conjunto com os grupos regionais e estaduais, organiza os encontros nacionais da modalidade. O último foi o 5º encontro brasileiro de parkour, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009 em Salvador e contou com a participação de “traceurs” de vários estados do país. Em São Paulo, os encontros da modalidade já somam quatro anos consecutivos, sendo o último realizado em Santo André, no ano passado.
SEGURANÇA – Para a prática segura da modalidade deve-se utilizar camiseta, bermuda (ou calça esportiva) e tênis de preferência com amortecedor e em caso de insegurança do praticante, é aconselhável o uso de capacete, joelheiras e munhequeiras. Contudo, mais que equipamentos de proteção, é necessário que haja um alongamento, um aquecimento antes e um resfriamento após a prática do parkour. Vale lembrar que a chave do sucesso para a prática segura de cada “traceur”, inclui respeitar o seu próprio limite físico, evitando possíveis lesões.
Mais informações sobre o parkour podem ser obtidas através do site da ABPK: http://abpkbrasil.wordpress.com

Texto: Renan Bosquilia
Publicação: Renan Bosquilia

0 comentários: